Você está em: Últimas notícias » Sopa, Futebol, Sabo e Salvao...

Sopa, Futebol, Sabo e Salvao

Enviar a um amigo Envelope
Publicado 1 Array index out of bounds 2010

 Sopa, Futebol, Sabão e Salvação 

Receber uma seleção de copa do mundo de futebol é uma oportunidade que todos gostariam de ter, e poucos têm porque geralmente chegam cercados de jornalistas, fotógrafos e muitos curiosos. Esta porém era uma seleção diferente. Seleção Norueguesa de Futebol... de Rua! Chegaram no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, sem alarde, sem fotógrafos e sem jornalistas! Homens e mulheres marcados pela vida, até recentemente moradores de rua, drogados, desprezados pela sociedade. Vidas e relacionamentos quebrados, mas pessoas que, através do futebol e do ministério do Exército de Salvação estavam ali esperançosos, animados, sorridentes com grandes expectativas de novas oportunidades, escolhidos entre muitos para representarem seu país na COPA DO MUNDO DE MORADORES DE RUA na sua 8.ª Edição que seria realizada nas areias da praia de Copacabana.
Do grupo de 26 pessoas que reunia  técnicos, educadores e jogadores nunca ninguém havia sequer pisado na América Latina antes. A expectativa de jogar no Brasil - terra do futebol - era muito grande, vivenciar a praia de Copacabana, ver o Cristo Redentor, subir no Pão de Açúcar eram desejos vívidos nas mentes desse grupo tão heterogêneo, mas muito animado e alegre. 

    

Visitadas as belezas naturais do Rio de Janeiro, e passadas as primeiras horas no calor poucas vezes visto na Noruega, os animados atletas colocaram-se à disposição para visitar os Projetos Sociais do Exército de Salvação na cidade. A primeira visita foi no Centro Sócio Educativo Lar do Méier, onde um grupo de adolescentes aguardava ansiosamente a chegada dos "grandes campeões". 

Qual não foi a decepção deles quando viram descer da van um grupo composto na sua maioria de mulheres!! Felizmente a tristeza durou pouco tempo... o grupo começou a conversar, a se conhecer, a trocar informações e moedas e logo uma conversa animada se travava entre todos.

    

Chegou a hora da verdade.... vamos para o campo! As meninas não se animavam a chegar perto da bola, mas os meninos estavam ansiosos para mostrarem os seus talentos, principalmente contra um grupo de mulheres!! O resultado final.... 3 jogos a 1 para as Norueguesas! Mas isso não foi importante - para as crianças o principal foi o privilégio de conhecer novas pessoas, pessoas diferentes e que falavam estranho, mas que davam atenção a elas. Para o grupo norueguês, a felicidade de serem acolhidos, apreciados, tratados como o centro das atenções e do carinho das crianças. Sentiam-se lisonjeados!!

Na parte da tarde foi a vez do grupo masculino ir ao Projeto Integração na Comunidade da Nova Divinéia. Todas as sextas-feiras as crianças e adolescentes do projeto brincam e jogam na praça próximo ao projeto, mas dessa vez tinham visitas especiais. O grupo dividiu-se em 8 equipes desde os adolescentes até as crianças de 7/8 anos e todos - meninas e meninos queriam jogar contra os simpáticos rapazes noruegueses. Que paciência esses jogadores tiveram! Jogaram, revesaram, conversaram, brincaram.... e as crianças vibravam ao conseguirem se comunicar e jogar com eles. Depois das brincadeiras um delicioso lanche comunitário para todos e uma visita a comunidade para conhecer o espaço do Exército de Salvação, construído com patrocínio do NORAD (órgão do Governo da Noruega).

   

Sábado 18, mais um dia de novidades - Torneio Salvacionista de Futebol! 6 equipes concorrendo ao título, a oportunidade de jogar com os Noruegueses e de trazer pessoas novas para envolverem-se pela primeira vez com o Exército de Salvação. Foi uma festa no Centro Sócio Educativo Lar do Méier. O dia iniciou com o canto dos Hinos Nacionais do Brasil e da Noruega. Torcidas estavam a postos, já que havia o prêmio também para a melhor torcida organizada (e os juízes também para observar a movimentação).

  

Todos aproveitaram bem o dia com muita alegria e emoção a cada vitória do seu time. Todos os times adultos inscritos tiveram a oportunidade de jogar contra a equipe Norueguesa. Só lamentamos que nenhuma equipe feminina se inscreveu.... quem sabe da próxima vez. As filiais da Aproses no Rio aproveitaram a oportunidade para angariar fundos para seus trabalhos através da venda de alimentos e refrigerantes.  Neste dia também tivemos o privilégio de ter conosco o Coordenador Regional do Exército de Salvação na Noruega para o trabalho com moradores de rua e drogados, Frode Woldsund, que veio acompanhado de uma equipe de filmagem para registrar o trabalho sendo realizado pelo Exército. A equipe norueguesa despediu-se de todos logo após o almoço, pois haveria o sorteio dos jogos da Copa do Mundo de Moradores de Rua logo em seguida.

 

Nossos heróis noruegueses chegaram em 25.º lugar  no campeonato mundial, mas mais importante do que tudo foi o impacto que eles tiveram sobre nós e que a missão do  Exército de Salvação no Rio de Janeiro teve sobre a vida deles.

Nosso campeonato continuou e no final da tarde já foram conhecidos os vencedores: Adultos: 1.º lugar - Corpo do Méier (equipe 1); 2.º lugar - Corpo do Méier ("equipe Galáticos"); 3.º  lugar - Corpo do Rio Comprido; Juvenis: 1.º  lugar - Corpo do Méier; 2.º  lugar - Corpo de Santa Cruz; Torcida: Melhor torcida - Corpo de Niterói.

   

Com certeza no final pudemos sair daquele lugar pensando o quanto a nova do evangelho levada de forma prática às pessoas aonde elas estão tem o poder de transformar vidas e unir pessoas tão diferentes e como é maravilhoso que o Exército de Salvação vem sendo um instrumento de Deus para o cumprimento dessa que é a Sua missão.

 

(Matéria exibida na Revista Rumo)
Sara P. Chagas - Major
Diretora Div. do Min.Feminino
Divisão RJ/MG/DF

Ver matérias relacionadas:

>> INTEGRAÇÃO COM PROJETOS SOCIAIS DO EXÉRCITO DE SALVAÇÃO NO RIO DE JANEIRO

>> HINO NACIONAL DA NORUEGA

>> COPA DO MUNDO DE FUTEBOL PARA MORADORES DE RUA

>> TORNEIO DE FUTEBOL INTEGRA TIME NACIONAL DA NORUEGA


Voltar ao índice Versão para impressão Somente texto

 






Procurar

Digite o que deseja procurar abaixo e clique no botão 'ir'



Links rápidos

Eventos

Abril, 2014
DS
  01 02 03 04 05
06 07 08 09 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30

Publicações

LINKS